terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

- Exalo Nordestes!!!

"E os Nordestes?
Não param de movimentar mundos;
Tornaram fortes suas palavras/histórias.
Nordestizaram-se todxs.
Contemporaneidade sustentada de tradições."



domingo, 16 de fevereiro de 2014

Evolutivxs

"A condição 'é' (está) essa;
corpo num movimento espaço temporal,
construindo
'outras' maneiras;
entendimentos.
Transformações
que configuram
como 'somos' (estamos) agora."


Andréia Oliveira






domingo, 9 de fevereiro de 2014

Análise Formal da obra de arte 1.

                                                                     Cut Piece Yoko Ono, 1965.

A performance 'Cut Piece' apresenta uma mulher trajada de preto, sentada num palco, com olhar sereno e distante, tendo uma tesoura ao lado. Enquanto pessoas interagem, utilizando a tesoura para cortar pedaços de sua roupa, até despi-la.

A princípio, a ação nos remete a violência contra a mulher, tema polêmico e amplamente debatido no mundo. Já que, pedaços do seu traje seus retirados e levados pelos espectadores de forma totalmente invasiva. A placidez que a artista transmite na cena, nos faz pensar no silêncio da maioria das mulheres que sofrem agressões diversas deixando perpetuar o discurso machista por gerações. Discurso o qual coloca a mulher em situação de subserviência e inferioridade diante do homem.

Refletindo sobre o contexto a qual a artista estava inserida, integrante do Fluxus, movimento artístico que tinha um comprometimento em causar reflexões a respeito da situação política e cultural do mundo. Podemos analisar a obra como um manifesto contra a violência, as guerras e invasões que sucederam após a segunda guerra mundial.

                                                                    'Flor do Mangue'. Frans Krajberg.



O artista transmite com a obra a necessidade de conscientizar a população a respeito da preservação da natureza (meio ambiente). Uma espécie de Arte denúncia, convidando o público a profundas reflexões.

Apropria-se de resíduos das árvores de manguezais (no caso da obra analisada) como matéria-prima, do espaço a que pertencia esses 'resíduos' e do nome da matéria (natural) utilizada, no caso 'Flor do Mangue'. Provocando o espectador a pensar sobre a agressão a que o ambiente esta sendo submetido, a 'reutilização' dos materiais, criando analogias com/entre natureza/homem.


Por Andréia Oliveira